BIOGRAFIA

Deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. (Foto: Agência alesp)

Samuel Moreira: História de trabalho e conquistas

Deputado estadual no segundo mandato e atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira prepara-se para, a partir de fevereiro de 2015, iniciar mais uma importante etapa da sua trajetória política: aos 51 anos, foi eleito deputado federal com 227.210 votos, nas eleições de 5 de outubro de 2014.  É o nono mais bem votado em todo o estado e o 23º em todo país, de um total de 513 eleitos.

Com a vida dedicada à atuação na área pública, o deputado Samuel Moreira  tornou-se uma das principais lideranças do PSDB e do estado de São Paulo. Com muito trabalho, seriedade e parceria com representantes locais e regionais, sempre pronto para o debate e a troca de ideias, Samuel Moreira conquistou espaço político e, também, a admiração dos seus colegas parlamentares – inclusive dos partidos de oposição -, que em março deste ano o elegeram (com 90 votos, dos 94 possíveis) presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Samuel Moreira chegou à Assembleia Legislativa em 2007, após ser eleito com 109.225 votos. Desde então, além de se transformar no principal interlocutor de municípios do Vale do RibeiraLitoral SulVale do ParaíbaLitoral Norte e sudoeste paulista, junto ao governo do Estado, vem conquistando importante espaço político.

Já naquele ano, foi indicado vice-líder do governo e membro efetivo das comissões permanentes de Relações do Trabalho (CRT) e de Finanças e Orçamento (CFO). Foi eleito líder da bancada tucana em 2008 e, no ano seguinte, foi reeleito também por unanimidade. Em 2010, presidiu a CPI da Bancoop, Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou denúncias de fraudes e desvio de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de SP.

Reeleito com 130.865 votos, o deputado estadual Samuel Moreira iniciou seu segundo mandato, em 2011, com um grande desafio: por indicação direta do governador Geraldo Alckmin, Samuel Moreira tornou-se líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Engenheiro civil, Samuel Moreira foi prefeito de Registro, no Vale do Ribeira, por oitos anos (1997-2004), presidiu a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Com 87,5% de aprovação, foi escolhido o Melhor Prefeito do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da revista Isto É, realizada em 2000. O sucesso da sua administração resultou na reeleição para a Prefeitura de Registro (2001-2004), com 80% dos votos.

Reprodução da edição da revista Isto É, com a pesquisa que apontou Samuel como o melhor prefeito do estado de SP.

Reprodução da edição da revista Isto É, com a pesquisa que apontou Samuel como o melhor prefeito do estado de SP.

Presidiu, também, o o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), no qual cumpriu dois mandatos. Em 2001, foi nomeado pelo então governador Geraldo Alckmin membro do Conselho de Administração do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal).

A boa administração à frente da prefeitura de Registro destacou o trabalho de Samuel Moreira que, em 2005, aceitou o convite de José Serra, então prefeito de São Paulo, e assumiu o cargo de subprefeito de São Miguel Paulista, bairro da Zona Leste da Capital com mais de 400 mil moradores.

Ao longo desses sete anos anos de mandato parlamentar, o deputado Samuel Moreira vem se firmando como uma nova liderança no Estado. Atuando em parceria com prefeitos, vereadores e demais lideranças regionais, tem contribuído muito para fazer chegar ao governo as reivindicações da população, diminuindo a distância entre os poderes municipal e estadual, ajudando a conquistar investimentos em obras e serviços para todos os municípios.

Nascido em Governador Valadares (MG), em 9 de fevereiro de 1963, o deputado Samuel Moreira cresceu no Vale do Ribeira. Após formar-se engenheiro civil, Engenharia Civil na Universidade Santa Cecília (UniSanta), em Santos, iniciou a carreira na extinta Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa). Em 1988, ingressou na Sabesp, onde ocupou diversos cargos de gerência, antes de assumir a Superintendência de Registro. Sua atuação política começou no movimento estudantil universitário, na década de 1980.

Filho de Déa Fátima Leite Moreira da Silva e Samuel Moreira da Silva (falecido em junho de 2006), Samuel Moreira Jr. tem quatro irmãos. É casado e pai de dois filhos.

História em fotos do Deputado Samuel Moreira